Quem Somos

O início

Em 1949 começou o trabalho do Centro Espírita Nosso Lar, no bairro de Santana, na cidade de São Paulo. Depois de alguns anos, em 1958, guiados por uma orientação espiritual, deu-se início ao atendimento às crianças portadoras de deficiência intelectual e física. Dentro desta proposta, a equipe de trabalho chegou à conclusão que além de tratar e cuidar de pessoas com deficiência, teriam que ir direto à causa. Sendo assim, a melhor maneira era a comunicação, levando conhecimentos doutrinários para as pessoas, como uma forma de prevenção.

Pelos telhados – emissora de rádio

Rádio Difusora de Guarulhos

Em 1963,  a Rádio Clube de Sorocaba é adquirida. No ano seguinte, 1964, a Rádio Difusora, na cidade de Guarulhos, São Paulo também passou a fazer parte do projeto. Mas foi apenas no ano de 1975 que viria a ser chamada Rádio Boa Nova Ltda.

Gastão de Lima Neto Osmar Marsili

É importante dizer das dificuldades que os iniciadores deste projeto tiveram; de início quase não deu certo, mas Osmar Marsili rapidamente reuniu um grupo de conselheiros que juntos deram novos rumos nos trabalhos. Foi então, que em julho de 1980, o grupo visitou Chico Xavier em Uberaba, que fortaleceu o ideal dessas pessoas, dizendo que os ensinamentos da Doutrina deveria chegar pelos telhados. Naquele momento, o grupo teve certeza que estavam trilhando no caminho certo.

O médium Chico Xavier fala sobre a importância da sustentação da emissora, concluindo:

“Essas emissoras são os corações da cultura brasileira”

Fundação Espírita André Luiz

1990 foi um ano de extrema importância com relação aos trabalhos de divulgação da Doutrina Espírita. No mês de dezembro foi fundada a Fundação Espírita André Luiz com a proposta de focar o trabalho na divulgação da Doutrina Espírita por meio de livros, programa de rádios, TV e Internet.

Aumento de Potência – 1995

Aumento de potência da Rádio Boa Nova

A emissora continuava seu trabalho, sempre com muita dedicação dos voluntários e colaboradores, apesar do pequeno alcance da transmissão. Mas em 1995,  ocorreu o primeiro aumento de potência, passando a ter 5.000 watts, deixando de ser uma emissora local e abrangendo São Paulo. Mas, ainda assim, estávamos em constante crescimento.

Primeira Rede de Rádio Espírita

Em janeiro de 2000 foi implantada a primeira rede de rádio espírita a utilizar os sistemas mais avançados de comunicação eletrônica, o que facilitou o acesso a pontos remotos do Brasil e parte do continente latino americano, com padrão de qualidade superior.

Inauguração da antena parabólica da Rádio Boa Nova

Transmissões pela Parabólica

Depois deste avanço significativo, estava muito mais fácil chegar a lugares diferentes. Poder levar para às pessoas o que estava acontecendo em lugares diferentes do país e do mundo passou a ser um grande objetivo. E foi assim que ocorreu. O primeiro congresso a ser transmitido ao vivo para todo o Brasil pela antena parabólica, pelo Canal do Boi, foi o Congresso Brasil Portugal, uma parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em março de 2000. Desde então, a Rádio Boa Nova, todos os anos faz coberturas de grandes e importantes eventos espíritas.

Cartaz da Conferência Espírita Brasil Portugal

Clube Amigos da Boa Nova – Início 24/07/2000

Os ouvintes da Rádio Boa Nova sempre foram peças chaves para a continuidade do nosso trabalho. Em todos os momentos, foram eles que incentivaram, corresponderam às nossas expectativas e serviram de base para o rumo a seguir. Pensando nisso, foi criado o Clube do Ouvinte, o qual mudou de nome anos depois, para Clube Amigos da Boa Nova.

Clube do ouvinte da Rádio Boa Nova

Boa Nova para o mundo a partir de 2001

Internet

O ano de 2001 foi bastante significativo com a questão de avanços tecnológicos. A Internet impactou todo o universo da comunicação contribuindo com mudanças significativas no âmbito de alcance. Sendo assim, desde 2001 a RBN também é transmitida pela Internet, atingindo ouvintes brasileiros que moram em vários lugares do mundo, que procuram por ensinamentos espíritas e uma programação diferenciada, pois em muitos lugares o espiritismo não foi disseminado.

Boa Nova na TV – julho 2003

Televisão

Mesmo com tanto trabalho por fazer,  o próximo – e ousado – passo ainda estava a ser dado: pelo conteúdo e empenho de vários colaboradores, foi possível fazer a primeira transmissão pela televisão. Foi em julho de 2003 que foi ao ar o primeiro programa Boa Nova na TV, o que daria início aos trabalhos da TV Mundo Maior.

Parabólica Digital – janeiro 2006

Outro passo de extrema importância para a divulgação da Doutrina Espírita foi dado em 2006 pela Fundação Espírita André Luiz. A aquisição de espaço no Satélite C2 para transmissões em parabólica digital que ampliou o alcance da cobertura da Rede Boa Nova de Rádio e também da TV Mundo Maior.

Inauguração da parabólica digital na Rádio Boa Nova

 

deixe um comentário

WhatsApp chat