QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Artigos

Quintal Encantado

Enviado em 10 de outubro de 2016 | No programa: Música e Sensibilidade | Escrito por José Damião | Publicado por Juliana Chagas

Menina japonesa brincando com bolhas de sabãoCriança. Este tema me transportou no tempo e no espaço, nos meus primeiros passos dentro deste veículo de comunicação chamado rádio.

Comecei a realizar a função de radialista na Rádio USP-FM em 1985 e lá fiquei até 1990. Com um grupo de amigos montamos um projeto de um programa de rádio para crianças. O nome do programa era “Quintal Encantado”, e ainda usávamos o slogan: “O Mundo Mágico da Criança no Rádio”.

Eu fui o apresentador do programa, que tinha uma super equipe, entre roteiristas, atores, escritores… Era um programa para crianças, com muitas histórias que na linguagem do rádio são chamados de “quadros”, que eram produzidos pela equipe e após cada quadro, tocávamos uma música infantil.

Sempre acreditei na proposta de Roquette Pinto, que criou a primeira estação de rádio no Brasil e foi um dos maiores defensores da radiodifusão educativa. Ou seja, ele acreditava que este meio de comunicação poderia ser uma ferramenta utilizada para a educação.

O programa “Quintal Encanado” tinha o objetivo de despertar o hábito de leitura nas crianças.

Foi uma experiência maravilhosa!

No programa “Música e Sensibilidade” que foi ao ar, no último dia 08 de outubro, abordei o tema “Crianças”, no qual pude ter o prazer de resgatar um dos quadros do “Quintal Encantado”. Fica o convite para que você ouça o programa, e conheça um pouco da proposta do deste quadro.

Refletindo sobre o tema

O tema “Criança” nos convida a contribuir para o desenvolvimento infantil, estimulando sua a imaginação, através da leitura.

Em vez de brinquedo por que não presentear as crianças com um bom livro infantil? Ler para elas histórias infantis, desde a mais tenra idade, e plantar a sementinha das maravilhas que os livros podem proporcionar: a ampliação de sua capacidade de imaginação e criatividade, o enriquecimento de seu vocabulário, e ainda, a deliciosa sensação de viajar por mundos e reinos tão distantes, conhecer fadas, duendes, seres mágicos, etc.

Abaixo deixo a emocionante “Oração da Criança – Amigo”:

Ajuda-me agora, para que eu te auxilie depois. Não me relegues ao esquecimento, nem me condenes à ignorância ou à crueldade.

Venho ao encontro de tua aspiração, do teu convívio, de tua obra…

Em tua companhia estou na condição da argila nas mãos do oleiro.

Hoje, sou sementeira, fragilidade, promessa…

Amanhã, porém, serei tua própria realização.

Corrige-me, com amor, quando a sombra do erro envolve-me o caminho, para que a confiança não me abandone. Protege-me contra o mal.

Ensina-me a descobrir o bem, onde estiver.

Não me afastes de Deus e ajude-me a conservar o amor e o respeito que devo às pessoas, aos animais e às coisas que me cercam.

Não me negues tua boa vontade, teu carinho e tua paciência.

Tenho tanta necessidade do teu coração, quanto a plantinha tenra precisa da água para prosperar e viver.

Dá-me tua bondade e dar-te-ei cooperação.

De ti depende que eu seja pior, ou melhor, amanhã.

 

Pelo Espírito Emmanuel – Chico Xavier

 

Foto ilustrativa: pexels.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp