Saúde Mental e a cobrança pelo sucesso

Você tem cuidado da sua saúde mental? E como você tem lidado com as cobranças constantes pelo sucesso no campo profissional, familiar, social e pessoal?

Em meio a uma sociedade movida por resultados e excesso de produtividade, a saúde mental tem sido diretamente afetada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos anos tem ocorrido um número progressivo de casos de depressão no mundo. Um levantamento realizado entre 2005 e 2015, mostrou que o número de casos da doença cresceu 18%, e no Brasil, cerca de 9,3% da população brasileira têm distúrbios relacionados à ansiedade.

Com a pandemia, esses números se elevaram ainda mais em decorrência do medo, insegurança, tristeza  e estresse excessivo, atingindo todas as faixas etárias.

Todos esses gatilhos mentais têm causado muitos impactos na saúde física e mental, como transtornos de ansiedade e depressão.  E lidar com todas essas emoções é um grande desafio. 

Reconhecer os limites e que precisa de ajuda, significa um passo importante para a conquista da saúde mental.

Além da ajuda especializada médica ou psicológica, um olhar mais abrangente sobre as doenças emocionais e suas origens do ponto de vista espiritual,  também podem contribuir muito para o resgate da saúde mental. 

Como define Viktor Frankl, filósofo humanista e psiquiatra autríaco, criador da abordagem psicoterapêutica da Logoterapia, que aborda a dimensão espiritual do ser: “Os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade”.

Reflete Aldeniz Leite,  psiquiatra especializado em saúde mental  e a causalidade espiritual dos transtornos psiquiátricos e comunicador da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior: “Quando temos um significado, quando nossa vida se torna algo importante, repleta de conteúdos válidos, qualquer acidente no percurso deixa de ter tanta importância dolorosa, porque sabemos o que fazer com a nossa vida”.

Um convite ao entendimento sobre as emoções mais profundas e os possíveis caminhos para uma vida com mais saúde mental e qualidade de vida. 

Quer saber mais sobre: Saúde mental e a cobrança pelo sucesso?  Dia 5 de dezembro, o Dia da Missão Espírita Confira, às 17h00 uma palestra com o psiquiatra Aldeniz Leite e a psicóloga Vera Leite  

 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat