Sonambulismo na Visão Espírita

O Sonambulismo na Visão Espírita “pode ser considerado uma variedade da faculdade medianímica”. Os estudos Espíritas acerca do sonambulismo são encontrados nas obras O Livro dos Médiuns e O Livro dos Espíritos , como no trecho a seguir:

O Sonambulismo na Visão Espírita “é um estado de independência do Espírito, mais completo do que o sonho, estado em que maior amplitude adquirem suas faculdades”.

O Espiritismo ainda esclarece que, no estado sonambúlico, o “Espírito está na posse plena de si mesmo”. Porém, quando desperto, o Espírito em vigília quase nunca lembra do ocorrido durante a madrugada.

Sonambulismo na Visão Espírita O Sonambulismo acontece, geralmente, na primeira parte do sono, fator responsável pela amnésia. Esse sono com ondas mais lentas, conhecido como não Rem, é o estágio mais profundo do sono. Nesse caso algumas funções cerebrais, como a memória, estão adormecidas.

Diferente do que ocorre com os médiuns, o sonâmbulo atua sob a influência do próprio Espírito, sem ser instrumento de uma inteligência estranha. O Sonambulismo na Visão Espírita é possível, pois, o Espírito serve do corpo como serviria de um objeto.

As manifestações físicas, como nas mesas girantes ou a utilização das mãos dos médiuns para a escrita, são a forma que o Espírito sonâmbulo age sob seu corpo físico. 

O Livro dos Espíritos ainda nos esclarece, na questão 431, o seguinte acerca da origem das ideias inatas do sonâmbulo: 

“O sonâmbulo possui mais conhecimento do que os que lhe supõe. Apenas, tais conhecimentos dormitam, porque, por demasiado imperfeito, seu invólucro corporal não lhe consente rememorá-lo.”

A Doutrina Espírita ainda ressalta que os sonâmbulos veem, na maioria das vezes, Espíritos desencarnados. Podem também conversar e transmitir pensamentos, isso dependendo do grau da natureza e da lucidez de cada um.

O Sonambulismo na Visão Espírita é, portanto, uma faculdade medianímica capaz de colocar um Espírito em contato com demais. É importante orar e vigiar, pois esse contato pode ter influência de Espíritos mais ou menos adiantados moralmente.

Dicas: Antes de dormir faça uma prece e peça a Deus a proteção durante o sono. Lembre-se que sua energia negativas podem atrair Espíritos Imperfeitos, então o médium deve orar e vigiar em dobro.

É importante também deixar o ambiente físico protegido. Portas e janelas trancadas, acesso às escadas obstruídos, retire móveis e quaisquer objetos que o sonâmbulo possa tropeçar e guarde facas e tesouras impossibilitando o acesso ao sonâmbulo.

 

Leia também: Terror Noturno e Espiritismo

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Sono e Sonhos – Mundo Maior Repórter

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Fontes: O Livro dos Espíritos – Perguntas 425 à 438; O Livro dos Médiuns, cap. XIV; drauziovarella; institutodosono. Imagem ilustrativa retirada de tricurioso.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat