Visão Espírita da Bíblia: Como a palavra de Deus ficou sujeita ao homem?

Visão Espírita da Bíblia: Como a palavra de Deus ficou sujeita ao homem? No livro Visão Espírita da Bíblia, de Herculano Pires, a palavra de Deus é tida como a verdade absoluta e indiscutível, fazendo com que os ensinamentos contidos na bíblia não fossem estudados e problematizados.

A igreja monopolizou, por um longo período de sua história, os estudos à bíblia apresentando-se como a única autoridade responsável pela sua interpretação. Tal modo pode proporcionar um controle social que a fizeram  a instituição mais influente até meados do renascimento.

O Espiritismo apresenta uma proposta totalmente diferente, inclusive em suas obras básicas. O Evangelho segundo o Espiritismo é a realidade do discurso no qual aconselha os estudos, pois apresenta os ensinamentos contidos na bíblia, não como palavras de Deus, mas ensinamentos morais que merecem ser interpretados com um olhar científico e filosófico.

Há àqueles que utilizam de passagens bíblicas para condenarem o que não aceitam, como o próprio espiritismo. Na Visão Espírita da Bíblia, Herculano nos apresenta, porém, que os textos bíblicos contém o maior acervo de toda a bibliografia religiosa com fatos espíritos, como descrições sobre mediunidade, por exemplo.

No capítulo, Como a palavra de Deus ficou sujeita ao homem, herculano apresenta, portanto, a utilização da bíblia para o benefício próprio de quem a interpreta de acordo com o seus interesses. No trecho a seguir da obra Visão Espírita da Bíblia, o autor afirma que:

“Reconhecendo o conteúdo espiritual da Bíblia, o Espiritismo a estuda à luz dos seus princípios, em harmonia com os métodos da antropologia cultural e dos estudos históricos.”

(Visão Espírita da Bíblia)

Devemos, portanto, estudar a bíblia à luz da doutrina espírita tendo a oportunidade de absorver seu conteúdo moral a fim de contribuir com o nosso adiantamento, além de esclarecer questões antes utilizadas para realizar o controle social da humanidade.

 

Leia também:

 

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 

Quais passagens da Bíblia comprovam a reencarnação? | Presença Espírita na Bíblia

 

Assista também:

 

Por que não se fala dos textos apócrifos? | Presença Espírita na Bíblia

 

 

Fontes: Visão Espírita da Bíblia, cap. Como a palavra de Deus ficou sujeita ao homem, de Herculano Pires 

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

deixe um comentário

WhatsApp chat