Visão Espírita do Orgulho e da Humildade – Programa Bem Viver

Visão Espírita do orgulho e da humildadeQual a Visão Espírita do Orgulho e da Humildade?

Quem nunca falou: “Nossa, estou tão orgulhoso de você” ou então “Que orgulho que você conseguiu o emprego”, entre outras. Segundo, os comunicadores Alessandro Marques e Valéria Marques, do programa Bem – Viver, o “orgulho” usado desta forma é equivocado, um mal enraizado porque o orgulho e egoísmo são as chagas da humanidade, logo o oposto da humildade.

Visão Espírita do Orgulho e da Humildade

O orgulho, que de acordo acordo com o dicionário Aurélio, é um sentimento de dignidade pessoal, de conceito exagerado de si mesmo, surge quando tomamos uma decisão pensando somente em nós mesmo, ou quando pensamos que somos superiores ao próximo.

E ainda, este sentimento se alimenta de ilusões a respeito da vida, podemos prejudicar até mesmo os nossos objetivos caso não seja dominado. Por exemplo, uma auto-informação muito rígida por gerar uma atitude desrespeito em relação ao próximo.

A doutrina espírita nos ensina que este sentimento é um grande inimigo para a nossa evolução espiritual. Allan Kardec, através dos espíritos superiores, no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, fala o seguinte:

“Quando o orgulho atinge o seu extremo, é indício de uma próxima queda, pois Deus pune sempre os soberbos”.

Diante disso, pergunta-se: Como mudar de comportamento e deixar de ser orgulhoso?

Através do Evangelho no Lar é possível desenvolver uma visão assertiva para com os outros.

“Tomai a lei do Cristo por regra invariável de vossa conduta”, Evangelho Segundo o Espiritismo

E ainda, precisamos ouvir os bons espíritos para evoluirmos nesta encarnação. Os espíritos superiores dizem:

“Sede generosos e caridosos, sem ostentação. Quer dizer: fazei o bem com humildade. Que cada um vá demolindo aos poucos os altares elevados ao orgulho”.

Ou seja, quando perceber que o orgulho está invadindo o seu coração, pensa que você não precisa provar nada a ninguém e nem para si mesmo. A partir deste momento você irá passar a agir sem a chamada soberba de estar sempre certo.

Humildade na visão espírita

Como vimos acima a partir do momento em que fazemos o bem com humildade passamos a evoluir espiritualmente.

Como é possível conquistar a humildade?

É possível conquistar a humildade, a partir do momento, em que que vencermos o orgulho. Com humildade é possível ajudar o próximo de maneira natural e espontânea. E ainda, os espíritos superiores falam que precisamos auxiliar o outro, independente de suas atitudes.

“[…] os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem amados meus […] Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio d’Aquele que os criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer que modeleis vos mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade”.

No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Espírito Luiz, fala que a humildade se transparece nos brandos de coração.

“Que a caridade e a humildade, enfim, essas duas irmãs que se dão às mãos, são os títulos mais eficazes para obter-se a graça diante do Eterno”.

Saiba mais sobre a Visão Espírita do Orgulho e da Humildade no programa Bem Viver:

 

Fonte: TV Mundo Maior

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat