Você é espírita ou espiritualista?

Muitas pessoas entendem que o Espiritismo e o Espiritualismo falam da mesma coisa, porém, apesar de haver uma relação, cada um possui um significado específico.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, fala do porque não tem usado estes termos para conceituar a doutrina espírita. De acordo com o codificador do espiritismo, “para as coisas novas precisamos de palavras novas, pois assim exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos. As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida”.

O espiritualismo diz respeito a ideias que divergem do materialismo, ou seja, considera a existência de algo além da matéria, e ainda, admite a existência de Deus. Por exemplo, o catolicismo acredita em Deus, mas não crê em reencarnação e espíritos. Por isso, Allan Kardec, no livro “O que é Espiritismo”, disse que “todas as religiões são necessariamente fundadas sobre o espiritualismo. Aquele que crê que em nós existe outra coisa, além da matéria, é espiritualista, o que não implica a crença nos Espíritos e nas suas manifestações”.

Já os espíritas acreditam na existência de algo além da matéria, creem em espíritos, na vida após morte, ou seja, acreditam em uma vida espiritual.

Além disso, o espiritismo apresenta as seguintes características:

  • comunicação mediúnica, que tem como objetivo esclarecer e consolar os encarnados e desencarnados;
  • continuidade da responsabilidade individual de cada um;
  • sobrevivência do Espírito como individualidade;
  • concepção tríplice do homem (Espírito, perispírito, corpo físico)

E ainda, a doutrina espírita ensina que todos nós, tanto encarnados como desencarnados, estamos em um processo de aprendizado,de evolução. E que somente, os espíritos mais evoluídos podem dar orientações.

Ouça o programa “Alô, Humanos”, do dia 2 de outubro e saiba mais sobre o assunto!

Fonte: Movimento Espírita

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat